O programa

Quem somos

Somos um negócio de impacto social dedicado a desenhar soluções sociais inovadoras, orientadas à inclusão produtiva e social por meio da educação e desenvolvimento humano, a fim de garantir espaços de trabalho mais inclusivos, justos e plurais. Afinal, acreditamos que um trabalho muda uma vida e que, essa transformação só é possível por meio do coletivo. Se isso te move, esse espaço é seu.

Toda a condução e implementação tem como base a Lei de Aprendizagem (10.097/2000). De modo que a metodologia adotada foi estruturada com base nos princípios que fundamentam a aprendizagem de jovens e adultos, estando centrada na construção do conhecimento, e na valorização dos saberes que os participantes aportam ao grupo.

Uma rede de parceiros que inclui jovens, familiares, formadores, voluntários e empresas parceiras.

Nossa equipe gestora

Diferenciais

O programa possui uma trilha de aprendizagem que acontece de forma correlata às atividades desenvolvidas nas empresas parceiras. O modelo de aprendizagem está dimensionado em três principais aspectos: Aprendizagem Produtiva; Aprendizagem Coletiva; Aprendizagem que Projeta para o Futuro.

Para as juventudes, ser aprendiz em nosso coletivo proporciona uma formação profissional que oportuniza a geração de renda, a ampliação de repertórios, o networking, fortalece a autoconfiança e constrói perspectivas para o futuro.

Para as empresas, fazer parte do coletivo é mais que ter uma instituição formadora dos seus aprendizes, é receber uma assessoria ágil e qualificada para a implementação e execução do programa de aprendizagem. Além de promover crescimento e inovação por meio da diversidade e inclusão.

A formação que construímos juntos tem por objetivo aliar teoria, prática e vivências socioculturais, enriquecendo o repertório dos envolvidos, ao mesmo tempo em que enriquece a pluralidade do ambiente de trabalho.

Para o CIEDS, cada pessoa possui os saberes e os potenciais para mudar suas vidas e comunidades. Há mais de vinte anos alcança resultados que mudaram a vida de milhares de pessoas, ao criar oportunidades para quem mais precisa. Isso tudo construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos.

Nossas soluções

A partir de um percurso pedagógico estruturado com base nas metodologias ativas e no conceito de gamificação, nossos aprendizes desenvolvem conhecimentos e competências que os preparam para ingressar na vida profissional com um forte senso de autonomia, responsabilidade cidadã e trabalho em equipe, além de uma formação técnica de excelência.

Ao longo do processo de aprendizagem profissional, os aprendizes percorrem trilhas formativas temáticas, experimentam desafios coletivos e individuais, constroem seus projetos de vida e são orientados por processos de mentoria que os apoiam na tomada de decisões mais conscientes em relação às suas escolhas profissionais e na realização de seus sonhos:

Experimenta

Módulo inicial, antes da contratação do jovem, para orientações sobre como o jovem se prepara para o mundo do trabalho. Esse módulo será dinamizado por jogos e interações.

Proximidade

1º módulo a ser percorrido pelo jovem após sua contratação. Composto por trilhas formativas que desenvolverão no jovem competências socioemocionais a partir de vivência de situações concretas da sociedade e do mundo do trabalho.

Mão na massa

Laboratório e vivência onde os aprendizes serão desafiados a resolverem problemas “reais” por meio de cenários fictícios, possibilitando ao aprendiz trabalhar em equipe a aplicação dos conhecimentos adquiridos no processo formativo em situações simuladas do cotidiano profissional.

Prosperidade

2º módulo a ser percorrido pelo jovem onde, por meio de trilhas formativas, serão incrementadas o desenvolvimento de competências socioemocionais a partir de vivência de situações concretas da sociedade e do mundo do trabalho.

Desenhando caminhos

Laboratório e vivência onde os aprendizes serão desafiados a resolverem problemas “reais” por meio de cenários fictícios, possibilitando ao aprendiz individualmente a aplicação dos conhecimentos adquiridos no processo formativo em situações simuladas do cotidiano profissional.

Aprender fazendo

3º módulo, onde o aprendiz passará pela formação específica na profissão que escolheu.

Confiança no futuro

Módulo final do processo formativo composto por oficinas e orientações que apoiarão o jovem a trilhar o seu futuro na educação, no trabalho e na vida.

  • Gamificação do conhecimento: trilhas formativas e desafios.
  • Experiência coletiva: responsabilidade cidadã e sustentável.
  • Tecnologia e socialização: habilidades de comunicação e competências digitais.
  • Senso de liderança e trabalho em times: colaboração e relacionamento interpessoal.
  • Metodologias ativas: aprendizagem por projetos e resolução de problemas.
  • Projetos de vida: autoconhecimento, autonomia e autocuidado.

Cursos

Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Finanças e Logística. Atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Executa serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atende fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; trata de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos.

Exercer atividade na área industrial, relacionar planejamento de estoques e fluxo da cadeia produtiva, planejar, controlar e programar a produção compreendendo e aplicando conceitos de produção, estoque, qualidade, higiene bem como de mecânica, pneumática, hidráulica, elétrica, automação e lubrificação no manuseio das máquinas e equipamentos industriais, organizar a área de serviço. Preparar materiais e abastecer linhas de produção, alimentar máquinas e separar materiais para reaproveitamento, tratar informações em registros de cadastros e relatórios.

Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Finanças e Logística. Atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Escriturários de serviços bancários, organização do ambiente de trabalho, atribuições do Auxiliar Administrativo, como: atendimento ao cliente, atendimento telefônico, organização de documentos e arquivos, redação de documentos comerciais e solicitação de materiais.

Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, logística e finanças. Atendem fornecedores e clientes. Auxiliam no planejamento e na organização de eventos e competições esportivas, colaborando na busca de apoio e patrocínios, zela pelo controle das normas e regras.

Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar, preservando o estoque limpo e organizado. Empacotam ou desempacotam os produtos, realiza expedição materiais e produtos, examinando-os, providenciando os despachos dos mesmos e auxiliam no processo de logística.

Executam serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administração, logística e finanças. Atendem fornecedores e clientes; fornecem e recebem informações sobre produtos e serviços. Tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atendimento aos clientes. Menores de 18 anos não frequentarão ambientes insalubres, inapropriados, não desempenharão atividades externas, periculosas e não farão atividades que envolvam valores.

Presta suporte aos usuários internos e externos, serviços técnicos especializados, registra e transcreve informações, armazena dados, verifica o funcionamento de equipamento e sistema, além de sua manutenção, entre outros.

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos etc. Manipulam alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café.

Vendem mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha. Controlam entrada e saída de mercadorias. Promovem a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras das mesmas. Informam sobre suas qualidades e vantagens de aquisição. Expõem mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço. Abastecem pontos de venda, gôndolas e balcões e atendem clientes em lojas e mercados. Fazem inventário de mercadorias para reposição. Elaboram relatórios de vendas, de promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.